no estado

Parceria deve garantir reabastecimento de anestésicos em hospitais

Uma parceria colaborativa para o reabastecimento de medicamentos do chamado kit intubação nos hospitais gaúchos foi criada entre a Secretaria Estadual da Saúde (SES) e Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV/RS). A medida prevê que medicamentos em estoques de clínicas e hospitais veterinários que não fizerem falta imediatamente para o atendimento de pets possam ser repassados para hospitais que estão necessitando. São medicamentos que possuem prescrição humana e animal liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Alguns fármacos que podem ser cedidos para utilização em humanos são: propofol, midazolam, diazepam, fentanilas, lidocaína e todos opióides, como metadona e morfina. 

Sancionada lei que prioriza testes para profissionais essenciais

O conselho está fazendo um inventário dos estoques presentes nas instituições veterinárias e abrindo um canal digital de acesso nas suas redes para adesão e disponibilização dos itens, para serem repassados aos hospitais. Os serviços de saúde veterinários poderão fazer o cadastro no site do CRMV/RS, que será lançado nesta sexta-feira, para participar do projeto. 

ORIENTAÇÕES EM LIVE NESTA SEXTA-FEIRA
O repasse dos medicamentos serão feitos mediante contrato de cedência de uso e reposição dos itens. Esta medida já foi implementada com os municípios de Canoas e Novo Hamburgo. A presidente do CRMV, Lisandra Dornelles, diz que a proposta agora é ampliar o projeto para todo o RS. Lisandra indica a live "Como médicos veterinários podem auxiliar na crise de medicamentos e equipamentos de combate à Covid-19", que será transmitida nesta sexta-feira, às 20h30. O encontro pode ser visto na página do conselho no Facebook. 


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Brasil registra 69,1 mil mortes e 1,75 milhão de casos Anterior

Brasil registra 69,1 mil mortes e 1,75 milhão de casos

Próximo

Taxa de ocupação de leitos de UTI está em 55,9% na região

Saúde